Bia Cabral
ArtistaPlástica,Pintora,Ilustradora,etcBelém
Sobre Mim
Nasci em Belém – Pará – Brasil, e ainda criança me fascinei pelas cores e ilustrações de livros infantis, a partir daí não tive nenhuma dúvida de que a arte, a pintura, e as cores estariam em minha vida.
Sou Arte-Educadora formada em Educação Artística pela Universidade da Amazônia, fiz alguns cursos de arte na Austrália onde passei um ano estudando e visitando galerias e museus, me inspirando e renovando o olhar.
Participei da I Mostra de Artes do CCBEU “Primeiros Passos”, da Exposição “Formas e Desejos da Gravura” – MEP e da exposição ”Nós de Aruanda”, na Galeria Theodoro Braga. Fiz minha primeira exposição individual na Taberna São Jorge, “O Santo Nosso de Cada Dia”, inspirada nos santinhos promesseiros e na Ca5a Cinco com a exposição “Nazaré Rainhas”, em homenagem a padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré. Fiz parte da coletiva na Casa de Fauno, com a série DEVAS, em homenagem ao Dias das Mulheres, onde diferentes tipos de seres não-humanos intimamente ligadas e integrados à natureza, habitam uma floresta imaginária, sendo as guardiãs e mantenedoras deste lugar e depois fiz uma individual, também na Casa de Fauno, chamada Além da Menina dos Olhos, uma “continuação” da série DEVAS, onde são representados os animais oníricos, lúdicos e surreais que habitam a floresta encantada imaginária.
Minha fonte de inspiração vem dos ícones de santos, do Sagrado Coração de Maria, das Nossas Senhoras, tão diversas e múltiplas, dos altares, lindos e peculiares, que existem nas casas ribeirinhas do caboclo amazônico, das manifestações e inspirações espirituais da minha religião, nos portrait, nas cores fortes e marcantes daqui do norte, tudo isso faz um mix em meus trabalhos. Não classifico o meu estilo, mas gosto e me inspiro no Naïf, no Kitsch, na Pop Arte, em Frida Kahlo e muitas outras coisas que me fazem bem aos olhos e a alma. Uso técnica mista, ora interferindo na imagem, ora pintando, ora simplesmente a usando, uso também acrílica, aquarela e óleo.
Entre uma pintura e outra, gostaode fazer outros tipos de arte. Criei, primeiramente, em 2012, a marca Maruim de colares e em 2014, a marca o Alpendre de Maria de produtos em geral. No Alpendre já lançei duas coleções, a coleção “Marias” de camisetas e canecas feitas para o Círio e a coleção “Ame Frida ou se Kahlo para sempre” de almofadas e canecas e as minhas mais novas coleções são “Flores Astrais” de pinturas em garrafas, transformando-as em objetos utilitários, a “Vencedor de Demandas” de almofadas e canecas com imagens de São Jorge e de bolsas com imagens de São Jorge, Frida Kahlo e Yemanjá.
Minhas coleções são sempre pequenas e exclusivas e já participei de vários eventos expondo meus trabalhos.